Instituto Carmelita é implantado oficialmente



Rio dos Cedros - 30 de Outubro de 2011


Fonte: http://www.jmv.tv.br/?modulo=noticia&codigo=802

RIO DOS CEDROS –  A região do Médio Vale do Itajaí deve ficar agradecida por um trabalho que vem sendo realizado há mais de 12 anos e que, agora, será reconhecido. Mesmo provando sua bondade e carinho com os necessitados e desacreditados, muitas pessoas não confiavam totalmente no trabalho de Carmelita Volani, enfermeira de Rio dos Cedros que dedica sua vida  à saúde, mesmo estando fora dos hospitais.
De acordo com o relato de Carmelita, embora ajudando muitas pessoas a restaurar e recuperar a saúde, via dúvida no olhar de algumas, que até duvidam que ela consiga ajudar tanta gente, sem cobrar por isso. “Mas é assim que acontece. Minha renda da aposentadoria e outros investimentos são direcionadas a ajudar essas pessoas. Estou tão feliz, tão feliz que só tenho a agradecer a ajuda dessas pessoas maravilhosas que oportunizaram a documentação desse trabalho, para que, assim, ele seja reconhecido e, se possível, receba apoio. Já me sinto realizada por simplesmente ajudar, conversar com os doentes e ver no olhar deles o sentimento de gratidão. Isso não tem preço, o que eu sinto com esse passo importante em nome desse trabalho, é muito bom”, relata Carmelita.
Com a ajuda de pessoas envolvidas com a política estadual, como o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), Carmelita e o amigo Lorival Kroeger, que recebeu ajuda para tratar de um tumor, conseguiram apoio e orientações para elaborar o Estatuto do Instituto Carmelita e assim, documentar e oficializar essa ação voluntária. “Com esse documento, podemos comprovar que é um trabalho sério que estamos realizando e também, pela demanda estar crescendo, solicitar algum tipo de ajuda. Queremos trabalhar para melhorar a saúde da nossa região como um todo. Estamos em tratativas com a direção do Hospital Oase de Timbó, que é referência pra nós e faremos o possível para trazer algum benefício, a partir da existência oficial dessa entidade”, relata Kroeger.
Um ato foi realizado no domingo, dia 30 de outubro, em Rio dos Cedros, com a presença de várias pessoas que conhecem Carmelita e a ajudam no trabalho. Entre os presentes, o deputado federal, Valdir Colatto, e equipe, a presidente do Instituto Papa Léguas de Chapecó, Evanir Paran Colatto, o ex-prefeito de Rio dos Cedros, Hilderaldo Jean Piccolo, Adolar Bona, João Gabelha e representantes do Hospital Angelina Caron, do Paraná, e o prefeito de Rio dos Cedros, Fernando Tomaselli.
Além deles, muitas pessoas, que já receberam a ajuda da enfermeira Carmelita, fizeram questão de acompanhar o ato e ouvir o relato desse trabalho. Vieram de Indaial, Jaraguá do Sul, Gaspar, Balneário Camboriú, Joinville, Guaramirim, e as pessoas queridas da região do Médio Vale. Entre eles, Reny Roberto Dalpiaz. “São anjos de Deus. Tenho uma dívida eterna com eles e com a instituição. E é algo muito importante, porque vejo muita gente sendo ajudada”, afirmou Dalpiaz.
Agora, com o trabalho documentado, a equipe do Instituto Carmelita pretende realizar algumas ações e eventos para angariar recursos e assim poder ajudar mais pessoas e  fomentar a saúde da região. “preciso muito agradecer a minha família, aos meus filhos. Eles aceitam e me apóiam nessa escolha. Hoje eu me sinto muito feliz e segura. Sei que posso continuar nessa caminhada e fazer jus ao meu dom”, afirmou Carmelita.
Interessados em saber como receber ajuda ou colaborar com o trabalho voluntário pode ligar para os telefones: 9938-5145,9229-4765 e 3386-0862.